22 de julho de 2010

LIVRO: ESTUDE E VIVA


Por José Augusto Romero


Os autores desse livro são os Espíritos de Emmanuel e André Luiz, tendo sido psicografado pelos médiuns — Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, os quais estão, presentemente, nos Estados Unidos, por determinação dos seus Guias espirituais. A permanência desses notáveis instrumentos dos Espíritos, na América do Norte, será de dois meses. Esperamos surpreendentes resultados dessa viagem, no tocante à vitoriosa Doutrina da Imortalidade.

“Estude e Viva” é constituído de quarenta capítulos, refertos de ensinamentos doutrinários, inspirados na gigantesca Codificação Kardequiana. E’ mais um jorro da Divina Luz que se projeta nos sombrios caminhos do mundo. E’ mais uma preciosa dádiva do Céu que chega à Terra, como quota da benefício de ordem espiritual, nesta hora de confusão e de materialidade.
Ao iniciar o prefácio de “Estude e Viva”, diz o sábio Espírito de Emmanuel:
“Levantam-se educandários em toda a Terra. Estabelecimentos para a instrução primária, universidades para o ensino superior. Ao lado, porém, das instituições que visam à especialização profissional e científica, na atualidade, encontramos no templo espírita a escola da alma, ensinando a viver.”
A escola da alma, de que fala Emmanuel, vem resolver todos os problemas que se acham ligados aos destinos das criaturas. É uma escola plenamente atualizada. Sendo renovadora e luminosa, a escola da alma instalou-se, na Terra, para operar as grandes transformações morais e espirituais que estão em franco andamento, graças às retumbantes vozes, dos órgãos do Consolador.
Estamos na era do Espírito. E ninguém conseguirá interromper a sua tarefa, que será cumprida em todos os ângulos do Planeta, consoante os imperativos da Divina Vontade.
A escola da alma constitui o complemento das demais escolas. E’ por ela que o homem atormentado pelas trevas do mundo encontrará o roteiro do seu futuro. A escola da alma fala à consciência, despertando-a para o que é verdadeiro e eterno.
“Estude e Viva” é livro que traça diretrizes certas de acordo com o plano divino. Ensina o homem a viver, e a sentir, em toda a sua magnitude, o Bem e o Belo.
Declara o Espírito de André Luiz no prefácio que lhe coube:
“A reunião espírita não é um culto estanque de crença embalsamada em legendas tradicionalistas. Define-se como sendo assembléia de fraternidade ativa, procurando na fé raciocinada a explicação lógica aos problemas da vida, do ser e do destino.”
Instruamo-nos na escola da alma para sabermos sentir todos os aspectos da vida em sua alta finalidade.
(Ext. do “Correio da Paraíba”, 11-7-65.)
Reformador – setembro de 1965

15 de julho de 2010

ASPECTOS DA DOR


Os soluços de dor são compreensíveis até o ponto em que não atingem a fermentação da revolta, porque, depois disso, se convertem todos eles em censura infeliz aos planos do Céu.

A enfermidade jamais erra o endereço para suas visitas.

As lágrimas, em verdade, são iguais às palavras. Nenhuma existe destituída de significação.

Somente chega a entender a vida quem compreende a dor.

A evolução regula também o sofrimento das criaturas e nelas se evidencia mais superficial ou mais profunda, conforme o aprimoramento de cada uma.

Se você pretende vencer, não menospreza a possibilidade de amargar, algumas vezes, a aflição da derrota como lição no caminho para o triunfo.

Aprende melhor quem aceita a escola da provação, porquanto, sem ela, os valores da experiência permaneceriam ignorados.

A dor não provém de Deus, de vez que, segundo a Lei, ela é uma criação de quem a sofre.

Fonte: Livro "Estude e Viva"
Autores: Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira (Pelos espíritos Emmanuel e André Luiz)

7 de julho de 2010

IRMÃ ESMERALDA: UMA BREVE BIOGRAFIA

Esmeralda Destro Nastro nasceu em 23 de maio de 1916, na Rua Sampison, no bairro do Pari, e faleceu em 09 de agosto de 1964. Seus pais eram o Sr. Agostinho Destro, que era marceneiro, e a Sra. Eugenia De Biasi Destro, dona de casa, esposa e mãe dedicada à família.

Esmeralda era a mais velha de oito irmãos. Seus irmãos eram Luiz, Laerte, Carlos, Osvaldo, Dirce, Laura e Augusto. Todos se queriam muito bem e se respeitavam.

Aos 18 anos, Esmeralda freqüentava a Igreja São João, na Avenida Celso Garcia, na qual começou a dar aulas de catecismo para crianças, a pedido do padre Meireles, vigário da Igreja. Ao assistir uma de suas aulas, o padre ouviu palavras pronunciadas em outros idiomas. O padre falou com o seu pai sobre o ocorrido, e o aconselhou a levá-la num lugar onde pudesse encontrar a explicação para o fenômeno, e também, a tradução para o que ela falava.

Através de médiuns, houve a resposta de que ela recebia Espíritos que falavam em outras línguas. Foi uma surpresa para toda a família. Depois disso, o contato e a conversa com os Espíritos se tornaram constantes para ela.

Esmeralda trabalhava em casa fazendo serviço de gráfica, e às vezes ficava até as altas horas da noite. Uma noite, seu pai a ouviu conversar como se estivesse conversando com alguém. Depois, perguntou-lhe com quem estava conversando, ela respondeu que eram os Espíritos que passavam por ali e ficavam conversando com ela.

Ela levantava muito cedo para receber as pessoas que queriam sua ajuda junto aos médicos espirituais. Tratavam dos casos dos desenganados pelos médicos, nos hospitais. Ela visitava os doentes, aplicava-lhes passes e transmitia-lhes palavras de conforto.

Depois de algum tempo, Esmeralda resolveu abrir um Centro Espírita que hoje leva o seu nome. Foi uma conquista que a fez muito feliz. Esse era o seu verdadeiro mundo, o de socorrer pessoas que precisavam de suas preces. Muitos começaram a freqüentar e, se sentiam melhores sempre que buscavam assistência espiritual para o alívio de seus sofrimentos. Ela recebia o Espírito do Dr. Filadelfio de Lima que era o seu protetor espiritual.

Esmeralda casou-se, e o seu esposo sempre a apoiou. Ela teve cinco filhos que considerava a maior alegria de sua “vida”. Ela foi muito estimada pelas pessoas amigas. Sempre foi bem recebida pelas pessoas que precisavam de sua ajuda espiritual. Recebia cartas de pessoas com pedidos de conforto espiritual que vinham de Caieiras, de Piracicaba e de tantas outras cidades. Foi uma criatura enviada por Deus para dar paz e fazer o bem.

Quando partiu para o mundo espiritual, seus irmãos Osvaldo e Laerte, já desencarnados, deram continuidade ao seu trabalho no Centro Espírita Irmã Esmeralda.

Agradecemos a Irmã Esmeralda, pelo bem que fez e continua fazendo no mundo espiritual. Desejamos que o seu Espírito continue ajudando a todos que chamam pelo seu nome. Que Deus a abençoe em nome de Jesus!


Este resumo biográfico foi feito pela irmã Ziklag Naara, baseando-se no relato da Sra. Laura Destro Stigliani, irmã carnal de Esmeralda. O relato foi gentilmente oferecido ao Centro Espírita de Caridade Irmã Esmeralda, por ocasião do seu 67° aniversário, em março de 2008. A Sra. Laura partiu para o plano espiritual em 2009.

1 de julho de 2010

ATENDIMENTO

Abaixo, os horários de atendimento e cursos de 2010 do CECIE. Contamos com a sua participação!


Segundas-feiras:
20h - Palestra e Assistência Espiritual;


Terças-feiras:
20h - Curso Básico-I de Espiritismo;


Quartas-feiras:
20h - Palestra e Assistência Espiritual;


Sábados:


1ºs e 3ºs sábados do mês:
15h - Curso de Reciclagem para Trabalhadores Espíritas;
16:30h - Trabalho de Vibrações;


2ºs e 4ºs sábados do mês:
15h - Evangelização Infantil;
15h - Curso Aprendizes do Evangelho (adultos).


Obs: nos 4ºs sábados de cada mês, entrega de cestas básicas para famílias cadastradas.

OBJETIVOS

O objetivo deste blog é a divulgação da doutrina espírita, divulgação dos trabalhos e eventos do C.E.C.I.E. e a integração entre trabalhadores, frequentadores e colaboradores do centro.

Os objetivos do C.E.C.I.E. são:

1) O estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita como religião, filosofia e ciência, nos moldes da Codificação de Allan Kardec e nas obras que, seguindo seus princípios e diretrizes, lhe são complementares e subsidiárias;

2) A evangilização do ser humano, conforme preceitua o "Evangelho Segundo o Espiritismo";

3) A prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios da Doutrina Espírita;

4) A união solidária das entidades espíritas e a unificação do movimento espírita.





QUEM SOMOS

CECIE - CENTRO ESPÍRITA DE CARIDADE IRMÃ ESMERALDA


Organização de caráter religioso, filantrópico e cultural sem quaisquer fins lucrativos.


Fundação: 31/03/1941


Contato: irmaesmeralda@gmail.com

COMO CHEGAR

Endereço:
Rua Júlio de Castilho, 191 - Belém
São Paulo - SP
CEP: 03059-000


Exibir mapa ampliado